A Carreira da Glória III - Jó Uma Carreira...

A Carreira da Glória III - Jó Uma Carreira Gloriosa ou Restituição da Prosperidade?

Do que se trata o livro de Jó? Prosperidade restituída após o ataque do diabo ou uma tipologia da nossa carreira cristã?

No último estágio de Jó foram realmente restituídos os seus bens perdidos em dobro (Jó 1:3 / Jó 42:10-12) mas a obra no livro de Jó não coloca isso como o fato mais importante. O fato mais importante é a transição de um JUSTO (Jó 1:1) para um SANTO (antes de conhecia de ouvir falar; agora os meus olhos te vêem - sem santificação ninguém verá o Senhor - Jó 42:5-6)

A transição não foi possível com o auxílio dos três amigos (figura da alma humana - sentimento, pensamento e vontade - Jó 4:15 / 8:10 / 20:10 ). A plenitude não se alcançará com o SENTIR, SABER e FAZER humanos. Os discursos dos amigos sao discursos que representam a alma falando e por isso não conseguem atingir o alvo.

EMOÇÃO - Filipenses 2:5. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

INTELECTO - 2 Coríntios 10:4. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;5. Destruindo argumentos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.

VONTADE - Jeremias 17:5. Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

Tiago 4:13. Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;14. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.15. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.16. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

O fim do discurso da alma dá lugar à ação de Deus, através do seu Espírito.

Jó 31:40 - “Acabaram-se as palavras de Jó”. Somente findos os discursos da alma, Eliú (seu nome significa - Ele é Deus) figura do Espírito Santo, pode finalmente falar. Educado, não fala até que o homem desista de resolver a si mesmo com a força da alma.

Ele é o “mais novo”. Os antigos moradores da terra são o “eu” que precisam ser expulsos para que o Novo se manifeste. “Não se põe vinho novo em odres velhos”. O “parente mais próximo” de Noemi que precisa desistir para que Boaz possa redimir...

O discurso do Espírito e do Pai faz abundar a JUSTIÇA PRÓPRIA do homem justo (a graça é a fonte da salvação; não é por obras para que ninguém se glorie - Ef 2:8-9). EM Cristo, somos construídos como o seu POEMA, sua obra-prima (Ef 2:10 - “poiema” do Pai).

No fim, o cativeiro é trocado. Não é para a liberdade que fomos chamados, mas para estarmos debaixo do senhorio do nosso Esposo (cativos da alma para cativos de Cristo - Jó 42:10)

Por essa causa (a carreira gloriosa) somos prisioneiros de Cristo (Ef 3:1).

 

 


RUA JOSÉ PINTO, 10 - SÃO BENTO - DUQUE DE CAXIAS - RJ